Bem-vindo à Explend

O que é curva ABC?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

São muitos os dados que um empresário deve analisar diariamente para uma melhor gestão da sua empresa e para tomar decisões inteligentes, porém, algumas são mais relevantes por serem estratégicas, analise de Pareto, 80/20 ou curva A.B.C são algumas delas.

A curva A.B.C também chamada de analise de Pareto ou regra 80/20 é uma metodologia de classificação de produtos e tem como objetivo básico classificar os produtos em mais ou menos importantes para uma determinada empresa, seguindo o conceito 80/20 de Pareto que diz que 80% dos resultados são representados por 20% dos fatores.

No caso da curva A.B.C pode-se de dizer que 80% das vendas são representadas por 20% dos produtos.

Essa analise pode ser feita de diversas formas e alguns exemplos são:

  • Curva A.B.C por quantidade de produtos
  • Por valor de venda
  • Por marca de produtos
  • Por grupo de produtos

O conceito 80/20 também pode ser usado para diversas categorizações como:

  • Melhores clientes
  • Resultados de vendedores
  • Analise de problemas

Mas isso é assunto para um outro conteúdo.

Voltando a analise da curva A.B.C para produtos, a sua composição é formada da seguinte forma:

Curva A: Correspondem a 20% do total dos produtos, são considerados os mais importantes e representam 65% do total de vendas.

Curva B: Correspondem a 30% do total dos produtos, são considerados produtos intermediários, ou seja, aqueles que tem uma relevância no estoque por girar com frequência e garantir boa parte do faturamento.  Na maioria das vezes são produtos complementares aos produtos A.  Representam 25% do total de vendas.

Curva C: Correspondem a 50% do total dos produtos, são considerados de menor importância e em alguns casos podem ser até descartados no MIX de produtos de uma empresa, porem é preciso certo cuidado ao fazer essa analise de descarte. Podemos citar como exemplo as lojas de material de construção que tem o cimento como produto de curva C no quesito de lucratividade, porém,  é um produto de extrema importância para compor o mix de uma venda. Sendo assim muito cuidado ao excluir produtos de curva C.

Desta forma a analise da curva A.B.C é indicada para quem desejar conhecer bem os seus produtos a fim de definir estratégias de venda bem elaboradas como por exemplo o posicionamento dos produtos na gôndola, promoções e ações de marketing em redes sociais e muitas outras.

Já conhece os nossos Sistemas? Não? Para saber mais sobre entre em contato com a Explend.

Nosso Whatsapp: (34) 98857-3597

Ou ligue: (34) 3293-0101

Caso prefira pode enviar um e-mail para mkt@explend.com.br

detrey

detrey

Deixe um comentário