As novas tecnologias vêm revolucionando a cada dia a maneira como as empresas se comunicam com os seus clientes. Com o processo acelerado de transformação digital, já não é novidade que as interações estão muito mais rápidas e eficazes, seja qual for o tamanho ou segmento da organização. Principalmente o varejo que vem transformando essa forma de atendimento mais consistente no WhatsApp.
É bem provável que você, por exemplo, já tenha feito algum tipo de compra, ou pelo menos alguma consulta via WhatsApp, não é mesmo? Afinal, 99% dos celulares no Brasil têm o aplicativo instalado.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae, pelo menos 72% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas e mais de 80% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que usam o aplicativo, acreditam que ele contribui para o crescimento de seus negócios.
Em 2018, o app queridinho dos brasileiros criou o WhatsApp Business – uma versão do seu mensageiro feita especialmente para as empresas. Só que, com o tempo, essa versão passou a não ser totalmente eficaz para atender algumas organizações.
Isso porque a versão do aplicativo, no início, era bem simples e, basicamente, só permitia que você programasse mensagens automáticas. As solicitações devem ser respondidas uma a uma, o que gera um grande problema às empresas que precisam cada vez mais de agilidade e eficiência nos atendimentos.
Com o tempo, algumas melhorias já foram realizadas. Agora já é possível colocar produtos no catálogo do app, com foto, descrição e até o preço.
A solução para a parte mais simples do aplicativo faz parte de um processo que vem se popularizando cada vez mais, principalmente no varejo, que busca um sistema que permita otimizar operações e escalar o seu atendimento.
Os sistemas de atendimento automatizados simulam uma conversa humana e respondem às dúvidas dos clientes. Tudo isso integrado ao WhatsApp.
Além disso, os benefícios que esse tipo de ferramenta pode trazer a uma empresa de varejo são incontáveis. A automatização desse tipo de processo garante mais agilidade na hora do atendimento, precisão de resposta, redução de falhas, disponibilidade 24h, além, claro, a economia de recursos.
No fim das contas, os clientes ficam satisfeitos com a opção de se comunicar com empresas em tempo real, além do tempo de espera reduzido e do fato de que eles não estão mais limitados a certos horários para fazer o contato.
É importante destacar que esse processo de robotização pode ter graus de complexidade variados. O interessante é que quando você utiliza uma ferramenta para desenvolver uma solução desse tipo é possível personalizar os chatbots.
Uma pizzaria, por exemplo, pode colocar o seu cardápio no WhatsApp e permitir com que o cliente tenha acesso ao menu, na palma da mão, e faça o pedido de sua pizza de forma automatizada.
No caso de uma loja de roupas, por exemplo, o chatbot pode ser integrado com o seu ERP para que tenha acesso a informações dos produtos catalogados, do estoque e pode efetuar um atendimento mais completo e eficaz.
A robotização do atendimento via Whatsapp oferece, portanto, um grande potencial para as empresas atraírem novos clientes e aprimorarem seu relacionamento com os atuais. E o melhor: a automação do atendimento não está disponível só para as grandes empresas, mas também aos pequenos.
(Com informações do site contábeis.com.br)
Já conhece os nossos Sistemas? Não? Para saber mais sobre entre em contato com a Explend.
Nosso Whatsapp: (34) 98857-3597
Ou ligue: (34) 3293-0101
Caso prefira pode enviar um e-mail para mkt@explend.com.br
Siga nossas redes sociais para mais dicas: